ENCONTRO NACIONAL DAS IPSS PROMOTORAS DE SAÚDE – FESTA DA SOLIDARIEDADE – CNIS

A União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança (UIPSSDB) esteve presente no Encontro Nacional que reuniu IPSS de todo o país, no passado dia 30 de Setembro, em Coimbra, representada por vários elementos dos Órgãos Sociais da União e, ainda, por 8 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de vários concelhos do Distrito de Bragança e associadas desta União: Centro Social Paroquial de Santo António (Coelhoso), Centro Social Paroquial de Mogos (Carrazeda de Ansiães), Centro Social Dom Abílio Vaz das Neves e Centro Social N. Senhora de Fátima (Macedo de Cavaleiros), Fundação Cónego Joaquim Ochoa (Cerejais – Alfândega da Fé), Obra Kolping da Diocese de Bragança-Miranda, Fundação Betânia e Santa Casa da Misericórdia (Bragança).

A CNIS definiu, para este Encontro, alguns objetivos no âmbito da Saúde: Fomentar a troca de experiências positivas do trabalho das IPSS, na comunidade e próximas dos cidadãos; Promover a solidariedade através do maior conhecimento do trabalho das IPSS; Potenciar parcerias com os diversos intervenientes no sistema de saúde; Dar a conhecer as reformas previstas e em desenvolvimento; e, ainda, Promover o reconhecimento do papel imprescindível das IPSS.

Ao longo do dia estiveram presentes vários oradores, de renome, que deram a conhecer temáticas relacionadas com três áreas principais, todas elas ligadas à saúde: Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), Envelhecimento Ativo e, uma última, Saúde Mental e Solidariedade.

As instituições que representaram a União e todas as IPSS do Distrito de Bragança, neste Encontro Nacional, deslocaram-se em autocarro, gratuitamente cedido pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé. Agradecemos muito penhoradamente à Sra. Presidente Dra. Berta Nunes e Executivo Municipal a colaboração nesta iniciativa, sendo um exemplo que importa divulgar.

img_0063 img_0083 img_0087 img_0115 img_0145 img_0168