Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, “Campanha Laço Azul

No âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos – Abril 2016, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Bragança, por mais um ano, vai aderir a campanha “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, através da “Campanha Laço Azul”, com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade a cerca desta problemática.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Como diz Paulo Sérgio Pinheiro, perito do CE, a única forma de combater o problema da violência (por ação e omissão) contra as crianças é PREVENILA, mensagem que continua a ser o slogan da nossa campanha. Kofi Anan, a este respeito, também, refere que a maior ameaça contra o desenvolvimento global é a violência contra as crianças e como bem diz o nosso Exmo. Presidente, Dr. Armando Leandro “(…) Sem qualidade de infância, não há qualidade humana e sem qualidade humana não há desenvolvimento, incluindo o económico(…)”.

É neste enquadramento, que nos motiva a conferir a maior visibilidade possível à PREVENÇÃO dos maus tratos contra as crianças, e como o “tempo voa” e Abril, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos, está quase a chegar, temos a honra de enviar, as atividades a desenvolver por esta comissão:
• Construção de um laço azul grande, para colocação durante todo o mês de Abril à entrada de cada Instituição pública e privada da comunidade;
• Distribuição de laços azuis à população em geral, com a colaboração da PSP, a realizar no dia 8 de Abril (dia de feira);
• Marcha solidária no dia 29 de Abril em parceria com o projeto Pontes de Inclusão “Projeto Escolhas”, com o seguinte itinerário: Avenida João da Cruz, Avenida Sá Carneiro a finalizar na Praça da Sé.
Pretendemos também, envolver toda a comunidade, desde instituições particulares, públicas, comércio, através da construção de um laço azul, para este ser exposto durante todo o mês de Abril na entrada principal de cada instituição.
Assim, solicitamos a Vossa Excelência a sua prestimosa colaboração na adesão a esta iniciativa, através do envolvimento dos seus colaboradores na construção do referido laço. A construção deste, fica ao critério de cada instituição, incentivando a criatividade e a inovação.

Todos somos poucos na Prevenção mas …..Todos juntos podemos fazer a diferença! PREVENIR RESULTA!

Atenciosamente,
Anabela Martins
Presidente da CPCJ de Bragança