SEMINÁRIO – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – Horários, Escalas de Serviço e Retribuições

A União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança (UIPSSDB) promoveu um Seminário sobre Gestão de Recursos Humanos – Horários, Escalas de Serviço e Retribuições, no passado dia 14 de Setembro, no período das 9h às 18 horas, tendo contado 88 participações de 40 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

A escolha do tema resultou das dificuldades sentidas por algumas associadas e, ainda, pela necessidade aumentar a qualificação e a gestão das organizações do terceiro setor que se pretende, cada vez mais, profissional.

A iniciativa decorreu no Salão Polivalente II da Fundação Betânia, em Bragança, Instituição Associada e sede desta União Distrital.

Estiveram presentes, entre Dirigentes, Diretores Técnicos e outros profissionais, 88 representantes no total de 40 IPSS, salientando-se as inscrições de 31 IPSS Associadas e de 9 Instituições Não Associadas, de várias zonas do norte do país (Porto, Braga, Santo Tirso, Viseu, Chaves e Vila Real).

A UIPSSDB promoveu esta Ação de Formação em parceria com a F3m Training Centre, entidade parceira desta União, na área da Formação, Consultoria e Software.

img_0826img_0811 img_0809 img_0805 img_0798 img_0785 img_0772 img_0768 img_0766 img_0752 img_0749 img_0748 img_0744 01A UIPSSDB tem vindo a desenvolver uma serie de iniciativas no sentido de apoiar, orientar, formar e, sobretudo, aproximar as IPSS´s.

A Gestão de Recursos Humanos é uma área fundamental mas também muito sensível. E, no caso concreto da elaboração de horários de trabalho e gestão de escalas de serviço, tendo em conta a natureza destas organizações do terceiro setor, com funcionamento ao longo do ano, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a responsabilidade de gerir recursos humanos é acrescida. Para além dos condicionalismos legais, das necessidades e rotinas que tem de ser asseguradas, não se pode ignorar a vida pessoal e familiar do trabalhador.

No período da tarde, o parceiro local da F3m apresentou o software de gestão de escalas de serviço, salientando-se o facto de ter sido oferecida a cada instituição presente, a licença do mesmo.

A presença ao longo de todo o dia dos participantes demonstra, sem dúvida, a pertinência do tema, a qualidade da Formadora (docente na Universidade de Aveiro, formada em Direito e assessora jurídica da União das IPSS do Distrito de Aveiro).