A ASCUDT – Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-os-Montes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que tem por base uma filosofia associativa diretamente resultante da iniciativa dos próprios deficientes.
Desde a sua fundação, em 1993 e desde o início da sua atividade, em 1994, que a pertinência da ASCUDT tem sido demonstrada pelo crescente número de associados, atualmente cerca de 1356 e, de cerca de 118 clientes com diversas tipologias de deficiência e incapacidade, sendo estes, maioritariamente, do distrito de Bragança e com uma média de idade superior a 45 anos.
Os serviços disponibilizados pela instituição são uma estrutura organizada e sistematizada, cuja forma de crescimento tem tido uma relação muito profunda e direta com as necessidades reconhecidas no terreno.
Tratando-se de uma estrutura aberta e dinâmica, a ASCUDT realiza e desenvolve a sua atividade de forma a dar nascimento a outras respostas sociais que a própria interação dos serviços irá gerar inevitavelmente, caso continue a mesma dinâmica institucional.
Através da mutação verificada na maioria da população-alvo da ASCUDT os seus clientes com deficiência e incapacidade requerem serviços que vão ao encontro das suas necessidades mais básicas de vida humana. Estes deficientes são adultos com diversas tipologias de deficiências; com uma média de idade a rondar os 45 anos; sem uma retaguarda de apoio familiar adequada ou mesmo, em alguns casos, inexistente; com um isolamento geográfico e graves dificuldades de acessibilidades a que estão dotados os locais onde residem e sem possuírem respostas institucionais adequadas às suas necessidades imediatas de apoio a nível de cuidados básicos de saúde, de alimentação, higiene, de reabilitação psicomotora, profissional, de formação e educação, de apoio afetivo e emocional que lhes proporcione uma melhor qualidade de vida.
Torna-se fulcral que a ASCUDT possibilite aos seus clientes e familiares serviços de apoio que vão no sentido de colmatar as suas reais necessidades. É, pois, partindo deste contexto real de necessidades básicas dos seus clientes que a ASCUDT alargou o seu âmbito de atuação e presta com melhor qualidade os serviços do Centro de Atividades Ocupacionais, com capacidade de 30 clientes; o serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade de 40 clientes; o Lar Residencial, com capacidade de 30 clientes; duas Residências Autónomas, com capacidade de 10 clientes; um Centro de Reabilitação e Formação Profissional, com capacidade de 30 clientes, onde está implementado, em parceria com o IEFP um Centro de Recursos para pessoas com deficiência e incapacidade.
Todos os serviços prestados, desde 2013 estão certificados pela qualidade dos serviços sociais da Norma EQUASS Assurance in Social Service, tendo sido efetuadas as respetivas renovações, mantendo sempre o nível de certificação. É também certificada pela DGERT nas áreas da Informática; Agricultura, Silvicultura e Pescas; da Saúde e dos Serviços Sociais.
Para obtenção de mais informação, estamos ao seu dispor através das seguintes vias:
Morada: Avenida Dinastia de Bragança, N.º 19 | 5300- 399 Bragança;
Telefone: 273 382 506 | Fax: 273 382 507
Site: www.ascudt.org.pt | E-mail: geral@ascudt.org.pt




