Fundação Betânia

Sobre Nós…

A Fundação Betânia – Centro Apostólico de Acolhimento e Formação é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com sede em Bragança, criada em 31 de Dezembro de 1996, por iniciativa do Cónego Aníbal João Folgado, com a colaboração dos seus familiares, Cónego Adelino Fernando Pais e Dr. Fernando António Geraldes, em homenagem a seus pais e às famílias cristãs de todo mundo.

Em termos históricos, foi no ano de 1984 que o Cónego Aníbal João Folgado lançou a primeira pedra para erguer a Instituição. Tratou-se, efetivamente, de um trabalho árduo de concretizar, chegando a hipotecar os próprios bens em função desta causa tão nobre. Mas, apesar de todas as muralhas que se erguiam no seu caminho, a sua persistência e o seu espírito combativo ultrapassou todas as contrariedades, contando com o apoio e total colaboração da sua família.

O nome Betânia foi inspirado na “Família Betânia”, composta por três irmãos, Lázaro, Marta e Maria, onde Jesus era acolhido com amizade e aí descansava, frequentemente, conforme relatam os quatro Evangelistas do Novo Testamento.

 

A Nossa Missão…

Acolher e apoiar, prioritariamente, a população idosa da Diocese de Bragança – Miranda potenciando a sua (re) socialização e autonomia através do envolvimento e participação de todos os atores da comunidade, oferecendo um leque diversificado de atividades específicas e adaptadas. Esta Missão concretiza-se pela aposta nas seguintes grandes áreas de orientação:

  • Promoção de atividades de âmbito pastoral, espiritual e sociocultural;
  • Oferta de serviços específicos (ginástica, caminhadas, trabalhos manuais, clube de leitura, culinária, feira social);
  • Aposta na inovação e adaptabilidade a novos desafios tais como o isolamento e a dependência;
  • Formação contínua de colaboradores e famílias;
  • Abertura à Comunidade potenciando a sua ativa participação na vida da Instituição;
  • Fomentar o emprego local e a sustentabilidade das respostas existentes e a criar.
  • Tratar o outro com Amor e Humanismo cristão nas relações interpessoais que se estabelecem valorizando a integralidade da pessoa, tendo em vista o seu bem-estar individual e o bem-estar da comunidade em que se insere. Disponibilizar à comunidade, e em permanência, explicações sobre os atos praticados pela Instituição, de forma clara e concisa.

 

Os Nossos Princípios/Valores…

Toda a nossa atividade está alicerçada em valores, que são os princípios que orientam as nossas ações, atividades e a forma como nos comportamos, quer dentro, quer fora da Instituição. Os nossos valores dinamizam as nossas ações e refletem a nossa cultura empresarial. São, simultaneamente, um fator de coesão interna e de diferenciação.

Caridade: tratar o outro com Amor e Humanismo cristão nas relações inter-pessoais que se estabelecem valorizando a integralidade da pessoa, tendo em vista o seu bem-estar individual e o bem-estar da comunidade em que se insere.

Transparência: disponibilizar à comunidade, e em permanência, explicações sobre os atos praticados pela Instituição, de forma clara e concisa.

Proximidade/participação: promover o permanente envolvimento de todos os atores na vida da Instituição, fortalecendo as relações interpessoais e a capacidade de auto-sustentar soluções para os problemas, coletivamente identificados.

Autonomia: promover a auto-sustentabilidade na medida em que todas as acções desenvolvidas pela Instituição deverão contribuir para a co-responsabilização e auto-satisfação das necessidades individuais e coletivas dos clientes.

Qualidade/Excelência: assumir diariamente, e de forma transversal, o compromisso da Excelência / Qualidade na e pela prestação dos serviços à comunidade.

 

A nossa Visão…

Ser uma Instituição reconhecida no Distrito de Bragança pela qualidade dos serviços prestados à comunidade, (particularmente à população mais idosa), por uma gestão participada (forte envolvimento dos clientes e familiares), onde a procura da inovação e diversidade de serviços seja uma constante, tendo em vista a promoção da autonomia das pessoas e o desenvolvimento local.

 

Fatores Diferenciadores…

  • Fazemos as pessoas sentirem-se pessoas
  • Reconhecer e compreender todas as experiências de vida do idoso, dando-lhe valor nas ações do dia-a-dia.
  • Convivência social
  • Através do relacionamento entre os idosos e destes com os familiares, amigos, com o corpo de trabalho da Instituição e com a própria comunidade.
  • Ambiente equiparado a uma família.
  • Defendemos a participação dos familiares, no apoio ao idoso, sempre que possível e desde que este contribua para o bem-estar e equilíbrio psico-afetivo do residente.
  • Autonomia e identidade.
  • O idoso é sujeito com uma autonomia e uma identidade que deve ser preservada.
  • Preservação da intimidade.
  • A preservação da intimidade é tida em consideração durante a prestação de cuidados.
  • Profissionais competentes e amigáveis.
  • Todos os idosos são atendidos por uma equipa técnica profissional e amigável, sempre com simpatia e boa disposição.
  • Espiritualidade – Igreja da Sagrada Família – Um lugar de reflexão e contemplação, onde a alma se alimenta e revitaliza.

 

Respostas Sociais:

 

  • Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)

            A Fundação Betânia encontra-se integrada num espaço rural com cerca de 41 mil metros quadrados, onde os espaços verdes são uma abundancia, possibilitando uma proximidade e contacto com a natureza ímpares. Localiza-se a 1 km da cidade de Bragança, com acessos extraordinariamente simples e rápidos, quer a partir da A4, quer a partir da cidade.

A Instituição é constituída por 3 Equipamentos Sociais:

– Edifício I: Desenvolve-se em quatro pisos, com uma arquitetura que proporciona uma circulação simples e segura. Tem capacidade para 72 residentes, alojados em quartos duplos ou individuais, todos com instalação sanitária privativa. Dispõe de múltiplas salas terapêuticas, como o Ginásio do Cérebro, o Ginásio de Psicomotricidade, a Sala de Relaxamento Musical, uma sala para de manualidades, além de um salão polivalente. Para além da ERPI, no Edifício I funciona ainda um Centro de Dia com capacidade para 30 Utentes e um Serviço de Apoio Domiciliário com capacidade de 50 Utentes.

– Edifico II: É constituído por um salão polivalente, por um refeitório, uma cozinha, lavandaria, Gabinete de Nutrição, Salão de Cabeleireira e Estática, Ginásio de Fisioterapia e espaços de lazer.

– Edifício III: edifício em construção onde, doravante, irá funcionar uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas especializadas nas demências.

A ERPI assegura a prestação dos seguintes cuidados e serviços:

  • Dormida;
  • Alimentação adequada às necessidades dos Clientes, respeitando as prescrições médicas;
  • Cuidados de Higiene, Imagem e de Conforto Pessoal;
  • Tratamento da Roupa de Uso Pessoal do/a Cliente;
  • Atividades de Animação Sociocultural, Lúdico-Recreativas, de Psicomotricidade e de Estimulação Cognitiva;
  • Apoio na Aquisição de Bens e Serviços;
  • Cuidados de Enfermagem, bem como o acesso a Cuidados de Saúde;
  • Consulta com o Médico que dá suporte à Instituição;
  • Administração de fármacos, quando prescritos pelo Médico;
  • Higienização dos espaços.
  • Fisioterapia;
  • Serviço de Transporte e Acompanhamento a Consultas/Exterior;
  • Fornecimento de fraldas, medicamentos, material para pensos, material para algaliações, entubações nasogástricas, soros e restante material de enfermagem;
  • Serviço externo de esteticista e cabeleireira;
  • Consultas Médicas de especialidade e de urgência, e
  • Assistência Religiosa.

 

  • Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)

Nos dias de hoje, e face às exigências impostas pela sociedade, as famílias são frequentemente confrontadas com situações às quais, por motivos de ordem pessoal ou profissional, não conseguem dar resposta. É em função destas contingências que a Fundação Betânia pretende ajudar a suprimir tais carências, assumindo-se como mais um elemento da família, atuando com elevados padrões de exigência e profissionalismo e respeitando sempre cada utente como um ser único e especial.

A sua casa ou a do seu ente querido pode ser mais que uma coleção de memórias e bens de elevado valor afetivo, pode ser também um lugar seguro, confiante e com todos os recursos que lhe permitem caminhar pela vida com menos sofrimento e maior sensação de bem-estar. A Fundação Betânia preocupa-se com as relações entre todos os que participam direta ou indiretamente na vida dos seus utentes.

  1. O SAD assegura a prestação dos seguintes cuidados e serviços:
  • Fornecimento e Apoio nas Refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
  • Cuidados de Higiene e de Conforto Pessoal;
  • Tratamento da Roupa do uso Pessoal do/a Cliente;
  • Higiene Habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • Atividades de Animação Sociocultural, Lúdico-Recreativas, de Motricidade e de Estimulação Cognitiva;
  • Serviço de Teleassistência.
  • Apoio na Aquisição de Bens e Serviços;
  • Acompanhamento e transporte a consultas, assim como, aos exames complementares de diagnóstico;
  • Realização de pequenas/grandes reparações/modificações no domicílio;
  • Produtos de Apoio à funcionalidade e Autonomia do Cliente;
  • Administração da Medicação Prescrita;
  • Fisioterapia/Reabilitação;
  • Apoio Psicossocial;
  • Assistência Religiosa.

 

  • Centro de Dia (CD)

O CD tem como finalidade assegurar um atendimento individual e personalizado, em função das necessidades específicas de cada pessoa, ocupá-la e apostar no envolvimento desta, nas atividades, consciencializando-a na participação, proporcionando uma vida mais ativa e mais criativa, assim como a melhoria das relações interpessoais e da comunicação com os outros, desenvolvendo a autonomia pessoal.

A Resposta Social de CD tem a capacidade para 30 Utentes.

O CD assegura a prestação dos seguintes serviços:

  • Alimentação adequada às necessidades dos Clientes, nomeadamente o pequeno-almoço, o almoço e o lanche, respeitando as prescrições médicas;
  • Cuidados de higiene pessoal;
  • Cuidados de imagem;
  • Jantar (na Instituição);
  • Atividades de Animação Sociocultural, Lúdico-Recreativas, de Psicomotricidade e de Estimulação Cognitiva;
  • Apoio na Aquisição de Bens e Serviços;
  • Cuidados de Enfermagem, bem como o acesso a Cuidados de Saúde;
  • Consulta com o Médico que dá suporte à Instituição;
  • Administração de fármacos, quando prescritos pelo Médico.

 

O CD assegura ainda outros serviços, nomeadamente:

  • Fisioterapia;
  • Serviço de Transporte e Acompanhamento a Consultas/Exterior;
  • Fornecimento de fraldas, medicamentos, material para pensos, material para algaliações, entubações nasogástricas, soros e restante material de enfermagem;
  • Suplementos proteicos/vitamínicos e outros bens não essenciais;
  • Serviço externo de esteticista e cabeleireira, e
  • Consultas Médicas de especialidade e de urgência.
  • Assistência Religiosa.