Verba angariada em Bragança, através da devolução de garrafas em plástico, reverte para a Fundação Betânia
A Fundação Betânia foi eleita para receber o valor doado através da devolução de garrafas de bebidas em plástico, no âmbito do projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”. A máquina de recolha das garrafas está instalada na loja Pingo Doce, em Bragança, e cada garrafa recolhida reverte em dinheiro (2 a 5 cêntimos por garrafa) que vai ser aplicado em iniciativas de apoio social desenvolvidas pela Betânia.
O projeto arrancou a 13 de março com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas em plástico PET, em 23 grandes superfícies de norte a sul do país e as doações vão poder ser feitas até setembro de 2021.
O projeto piloto “Quando do Velho de Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta” é uma iniciativa gerida pelo consórcio composto pela Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal, pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED). Tem como objetivo incentivar comportamentos sustentáveis e promover a economia circular do PET usado nas garrafas de bebidas, para que seja recolhido e reciclado com vista à sua reincorporação como matéria-prima em novas garrafas.